Os Efeitos da Depressão na Saúde Física e Como Cuidar de Si Mesmo

A depressão é uma condição de saúde que traz efeitos para a mente e para a saúde física. É possível encontrar os recursos adequados para você e promover melhoria.

Hoje vamos conversar sobre esse assunto, trazendo algumas dicas e considerações. Continue a leitura para conferir! 

Depressão

Quais as possibilidades de efeitos da depressão na saúde física?

A depressão é uma condição de saúde mental que afeta não apenas o estado emocional, mas também tem impactos na saúde física de uma pessoa. Ela pode estar associada a questões como fadiga, alterações do sono, dor e alterações no apetite. 

Esses sintomas podem ter diferentes impactos, inclusive podendo afetar e comprometer atividades diárias. Outro fator que pode haver é uma inflamação no organismo associada à depressão, o que pode favorecer o risco de doenças e efeitos no sistema imunológico. A depressão pode levar ao abuso de substâncias, o que também favorece riscos.

Quais dicas são importantes para pessoas com depressão?

Trouxemos a seguir algumas dicas para você. Vale lembrar que esses são resumos de considerações e você pode conferir mais recomendações e informações ao entrar em contato com profissionais.

Entenda que a depressão é uma condição de saúde

A depressão é uma condição de saúde e deve ser percebida dessa forma. Assim como outras condições, ela causa efeitos, mas por mais difíceis que eles sejam, é possível encontrar formas de tratamento e de promover melhoria. 

Não é sua culpa se sentir como você se sente, nem se você não tem conseguido realizar tarefas e atividades. Isso são efeitos da depressão e, como em outros casos de saúde física ou mental, sempre existem formas de lidar com sintomas e efeitos, mesmo se você ainda não tiver encontrado recursos ou profissionais que ajudaram.

A depressão pode trazer diferentes sentimentos e pensamentos. Ela nem sempre envolve a sensação de tristeza, podendo trazer esse e/ou outros efeitos, como desânimo sobre a vida, perda de interesse ou prazer em coisas que você gostava, perda de interesse ou de vontade de fazer ou conhecer coisas, sensação de que deve se isolar, exaustão, insegurança e/ou diferentes tipos de pensamentos negativos sobre você ou sobre a vida, por exemplo.

Busque apoio

Não precisa ter medo nem ficar “sem graça” de procurar apoio para tratar a depressão. Isso é importante em toda condição de saúde, e é importante desconstruir preconceitos, se você tiver.

Saiba que é possível melhorar as coisas, ter pensamentos e sentimentos diferentes, voltar a fazer atividades e sentir bem-estar. Pensamentos que dizem o contrário são efeitos da depressão.

O tratamento deve ser personalizado e o que contribui para uma pessoa pode não ser o mais adequado para outra. Assim, é importante buscar profissionais e recursos que funcionam para você.

Procure profissionais como psiquiatras e psicólogos. Podem ser indicados medicamentos e a psicoterapia também pode ser extremamente benéfica, com um profissional e uma abordagem adequados para você. Se algo não funcionar, tente outras possibilidades.

A estimulação transcraniana pode ser muito positiva e pode ser indicada mesmo em casos intensos ou que ainda não encontraram resultados suficientes. Outras modalidades de terapia, como a terapia ocupacional, entre outras, também podem trazer grandes contribuições.

Saiba que você não está sozinho 

Mesmo se você não tiver apoio ou compreensão de pessoas do seu convívio, existem pessoas que podem te acolher e te compreender. Além dos profissionais mencionados anteriormente, você pode buscar grupos de apoio, conhecer pessoas novas em outros contextos ou ligar para o Centro de Valorização à Vida (CVV), discando 188.

Aos poucos, tenha pequenos gestos de autocuidado

Aos poucos, você pode trazer atividades e elementos para o seu dia a dia para favorecer a saúde. Alguns minutos de sol, escutar música, escrever e se movimentar pode ser muito benéfico. Atividades físicas e outros fatores que fazem bem podem ser inseridos dentro do seu ritmo, sendo que isso pode inclusive ser conversado com os profissionais de psicologia.

Compreender os efeitos da depressão na saúde física é importante, assim como é importante compreender alguns aspectos envolvidos nessa condição. Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado.

O que achou do texto? Para ter informações sobre nossos serviços, você pode entrar em contato por aqui!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.